A importância da visão na criança
Para ficar a conhecer a Michael Kors
Março 20, 2019
Para ficar a conhecer a Michael Kors
Março 20, 2019
A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento físico e cognitivo de uma criança.

A aprendizagem é feita pela observação dos comportamentos das pessoas que as rodeia. É por esta razão que os pais, pediatras e professores devem ficar atentos ao comportamento dos mais pequenos, uma vez que um mau desenvolvimento visual pode ter consequências negativas para o resto da vida.

  • Os três primeiros meses de vida são um período crítico para o mau desenvolvimento visual.
  • Entre os 2 e os 3 anos de vida, a criança atinge a visão do adulto.
Dos 7 aos 9 anos, o desenvolvimento visual está completo, sendo a partir deste período mais difícil tratar o que chamamos de ambliopia, mais conhecida como “olho preguiçoso”. Nestes primeiros anos de vida é muito importante o máximo de atenção por parte de quem rodeia a criança, para que a mínima alteração no desenvolvimento visual seja logo feita a devida correcção.
  • Essas observações podem ser feitas através de alguns métodos realizados quer pelos profissionais de saúde ocular, pelos pediatras e até mesmo pelos próprios pais.

O Teste do Reflexo Vermelho, por exemplo, deve ser realizado pelo pediatra à nascença e repetido aos 30 dias, 1 e 3 anos de vida para avaliar alterações da transparência dos meios ópticos do olho e, desta forma, detectar a presença de catarata e glaucoma congénitos, quando este tipo de problemas são detectados atempadamente pode ser possível repor boa parte da visão.

Os pais, por sua vez, podem tirar fotos e observar nelas o reflexo vermelho na área da pupila dos seus filhos. Devem ainda analisar o rosto da criança observando assimetrias ou alterações dos olhos, tais como, o bordo palpebral se este se apresentar vermelho e com crosta, se os olhos lacrimejam muito e se ficam vermelhos, se a pupila é branca e está fora da posição central ou tem tamanhos diferentes. Todos estes sinas são alarmantes e requerem o máximo de atenção e observação, se os olhos estiveram vermelhos ou se este se queixar de dor, pode-se estar perante um grupo de doenças como conjuntivite, uveíte e neurite óptica, o que exige tratamento imediato.